Em momentos de mudança e incerteza, como fica a liderança?

Liderar em momentos de mudança e incerteza é um desafio significativo, mas também uma oportunidade para demonstrar resiliência, adaptabilidade e visão.

 

Para passar por turbulências, equilíbrio entre firmeza na visão e flexibilidade na abordagem é requerido dos líderes que, como capitães de navios, sabem passar por ondas fortes no mar bravio. Para a equipe estar junto, comunicação clara, suporte emocional, promoção da resiliência e incentivo à inovação ajudam a estabelecer confiança e eficácia na travessia.

 

Na minha trajetória como líder, consultora, professora e mentora, levantei 7 pontos para que sejam utilizados por quem passa por momentos difíceis. Talvez muitos deles sejam conhecidos por vocês, mas aqui está apenas um jeito para que sejam lembrados. Muitas vezes, no meio da turbulência, é possível que alguns sejam esquecidos e eu gostaria de rememorar conceitos e técnicas direcionados a cada um dos líderes que está passando por dificuldades, seja de mercado, com colaboradores, com gestores e até com investidores. Vamos lá:

 

  1. Comunicação Clara e Transparente
  • Compartilhe informações: Mantenha sua equipe informada sobre o que está acontecendo, mesmo que as notícias não sejam positivas. Isso ajuda a construir confiança e a evitar rumores.
  • Seja acessível: Disponibilize-se para ouvir preocupações e responder perguntas. A transparência e a acessibilidade ajudam a reduzir a ansiedade.

 

Durante a pandemia vimos claramente a importância da comunicação clara para todos e, no meu acompanhamento de líderes, um dos aspectos que destaca um bom líder é o de estar acessível à equipe.

 

  1. Visão e Propósito
  • Reforce a visão: Reafirme a visão e os valores da organização para proporcionar um sentido de propósito e direção.
  • Adapte a estratégia: Seja flexível na adaptação das estratégias para alinhar com as novas realidades, mas mantenha o foco nos objetivos de longo prazo.

 

Propósito e visão dão a direção. Sem os dois, o barco fica à deriva, a equipe se perde e muitos podem cair ao mar e até o barco afundar.

 

  1. Tomada de Decisões Ágil
  • Decisões baseadas em dados: Utilize dados e insights para tomar decisões informadas, mesmo que você precise ser ágil.
  • Permita ajustes rápidos: Prepare-se para ajustar planos rapidamente à medida que novas informações surgem.

 

Os grandes problemas que vejo nos momentos de crise é o abando dos   dados e, quando isso acontece, o apelo vai direto para o emocional, com decisões inadequadas.  Ou seja, a tomada de decisão ágil depende fundamentalmente no centro racional.

 

  1. Empatia, Suporte Emocional e Resiliência
  • Mostre empatia: Reconheça o impacto emocional da mudança e demonstre empatia com os sentimentos e desafios da equipe.
  • Ofereça suporte: Disponibilize recursos de apoio emocional e psicológico para ajudar os membros da equipe a lidar com o estresse.
  • Desenvolva resiliência: Incentive a resiliência individual e coletiva por meio de treinamentos, práticas e estratégias focadas na confiança e na união.

 

Neste ponto, a exigência para a liderança ainda é maior, porque, para oferecer suporte emocional e ser empático, o líder precisa estar bem emocionalmente. De novo, o centro racional precisa estar desperto para não se identificar com as crises e ajudar a equipe na sustentação do otimismo e da confiança no melhor resultado, apesar das dificuldades.

 

  1. Inovação e Criatividade
  • Incentive a inovação: Promova um ambiente onde ideias novas e criativas sejam valorizadas. A mudança pode abrir portas para soluções inovadoras.
  • Experimente e aprenda: Crie uma cultura onde a experimentação seja encorajada e o aprendizado com os erros seja visto como parte do processo de crescimento.

 

No meio a crises, surgem ideias novas muito potentes e, cabe ao líder estimular e dar espaço para que sejam colocadas em prática.

 

  1. Engajamento da Equipe
  • Promova a colaboração: Incentive a colaboração e o trabalho em equipe para encontrar soluções conjuntas e fortalecer os laços entre os membros da equipe.
  • Reconheça e celebre conquistas: Celebre pequenos sucessos para manter o moral alto e reforçar a motivação.

 

Durante momentos difíceis é a união, o comprometimento e a construção de laços sólidos entre os profissionais que garante uma travessia mais amena. O contrário, divisão, desconfiança e competição geram perdas individuais e coletivas impossíveis de serem monitoradas e corrigidas a tempo.

 

  1. Desenvolvimento Contínuo
  • Invista em capacitação: Ofereça oportunidades de desenvolvimento e capacitação para preparar a equipe para as novas demandas e mudanças no ambiente de trabalho.
  • Liderança adaptativa: Desenvolva suas próprias habilidades de liderança adaptativa para melhor conduzir a equipe através da incerteza.

 

Por fim, e não menos importante, é durante as crises que o desenvolvimento e a busca por adaptação não podem parar. Pelo contrário, precisam ser intensificados para que as novas soluções apareçam,  e a equipe se engaje e faça o melhor, dentro dos mais avançados padrões de conhecimento.

 

 

Mentorias e treinamentos de liderança nos capacitam a passar, de forma racional, engajada, focada, pelas crises, consideradas aspectos naturais de quem está exposto ao mercado. https://fatimamotta.com.br/coaching-e-mentoria/

Em função da experiência prática e acadêmica, desenvolvemos processos de mentoria e de treinamentos que podem auxiliar você a passar por esses desafios. Contate-nos pelo WhatsApp .

 

Profa. Dra. Fátima Motta

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