A difícil Arte de Ouvir

Em tempos de fones de ouvidos e cabeça baixa, ouvir é uma competência cada vez mais especial. Como é bom encontrar alguém que  simplesmente  tem a habilidade de ouvir e escutar. Ainda não sei bem a diferença entre os dois termos (ouvir e escutar), mas refiro-me àquela pessoa que nos olha, bem lá no fundo e é capaz de entender o que dizemos e o que talvez não se tenha coragem de dizer, então, nossos olhos, nosso corpo, nossas mãos falam por nós.

 

Quando essa pessoa é um amigo, recebe-se um bálsamo  nesses dias tão atribulados.

 

Quando essa pessoa é alguém da família, o coração se aquece por saber que se é importante para pessoas próximas, sentimos o amor verdadeiro de pais, mães e filhos.

 

Mas quando é um Líder que mescuta, a sensação é quase de incredulidade, diante da pressa, da ansiedade, da angústia e da concorrência de coisas importantes que sempre assolam esses seres buscadores de resultados.

 

Daí vem uma certeza inabalável: “realmente essa pessoa se importa comigo. Se eu sou importante, posso me comprometer com essa empresa, com esse trabalho, com esse líder”.

 

Mas talvez você esteja se perguntando: “Como ter toda paciência para escutar alguém?”

 

Aqui vão algumas dicas essenciais para quem quer aprender a arte de escutar:

  1. Valorize a pessoa que está falando com você
  2. Preste total atenção no que a pessoa está falando
  3. Não pense em outras coisas ou em seus problemas enquanto escuta o que ela diz
  4. Observe todos os gestos e movimentos da pessoa
  5. Observe o olhar da pessoa
  6. Não julgue
  7. Acolha o que a pessoa está falando
  8. Identifique as emoções que estão acopladas a cada palavra
  9. Parafraseie, repetindo o que a pessoa falou, de forma a demonstrar à pessoa que você entendeu o que ela disse
  10. Continue se interessando pelo assunto que ela está trazendo, fazendo novas perguntas.

 

Se depois de escutar, você quiser dar sua opinião, peça licença, falando algo como: – Eu tenho uma forma de enxergar esses fatos. Interessa a você?

 

Exprima sua opinião, sem a expectativa de que seja aceita pela outra pessoa. Ouvir é, antes de tudo, acolher e aceitar o outro, com suas dúvidas, incertezas, opiniões e pontos de vista.

 

Talvez reste ainda uma pergunta: O que se ganha com isso? Aí vai a resposta: Ganha-se a grande possibilidade de entender outro ser humano, na dimensão em que ele se encontra, seja com  dúvidas ou com certezas. Na realidade, ao escutar, exercitamos nossa Humanidade, tão esquecida por conta dos fones e da baixa cabeça…..

 

 

Assista Nossos Webinars!

 

212 Post Views
plugins premium WordPress