Uma das mais desafiadoras competências dos líderes é conhecer as características individuais da sua equipe.
Entretanto, mais que isso, conhecer suas próprias paixões e motivações são, sem dúvida alguma, o grande diferencial para uma liderança responsável. Temos, então que responder a uma pergunta fundamental:
- O que me move?
- Quais meus modelos mentais e crenças que determinam meu comportamento?
- Como a minha história de vida impacta meu jeito de ser?
- Quais as emoções que me dominam? Medos? Ansiedades?
- Quais meus valores mais essenciais?
- Como eu lido com os que são diferentes de mim?
Para ajudar nessa análise, ainda precisamos separar o que é de fato nosso e o que é fruto da sociedade, coisas que achamos que somos ou fazemos porque é considerado melhor pelo grupo social do qual fazemos parte.
Essas perguntas suscitam respostas fundamentais para que se possa exercer uma liderança efetiva.
Sendo assim, eu comecei desde muito cedo a buscar a compreensão de mim mesma e, depois de muito caminhar, descobri um conhecimento sagrado que me levou a um aprofundamento de todas essas questões. Fui apresentada ao Eneagrama.
O que é Eneagrama?
Eneagrama é um sistema de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional que foi trazido para o ocidente por um filósofo Armênio, Gurdjeff, em meados do século XX. No entanto, o eneagrama já era conhecido no Egito Antigo.
Em Arica, no Chile, a partir da década de 1970 é que esse conhecimento foi adaptado por Oscar Ichazo e Claudio Naranjo para o que se chama Eneagrama das Personalidades, que descreve nove tipos principais de personalidade, cada uma com características mentais, emocionais e instintivas.
Aplicada à Liderança, essa ferramenta é muito poderosa, porque permite que líderes e liderados se relacionem de maneira mais efetiva, reconhecendo as motivações por trás das ações, as crenças e as estratégias que embasam as decisões. Mas, acima de tudo, esse sistema possibilita entender os caminhos a percorrer par o crescimento e desenvolvimento que vai além do tipo da personalidade.
O Eneagrama desenvolve a aceitação e a compaixão pelos outros e por si mesmo. Permite entender o motivo que está por trás de cada comportamento, identificando os principais “gaps”, reconhecendo seus pontos fortes como líderes, bem como tomando decisões para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Além de tudo isso, o eneagrama favorece o reconhecimento dos vários tipos de personalidade, identificando as reais motivações de pares, superiores hierárquicos e equipe, construindo times mais sustentáveis.
Se você gostou e se interessou por esse conhecimento, uma série de artigos serão publicados para seu melhor entendimento.
Porf. Dra. Fátima Motta