O LADO OCULTO DO LÍDER 4.0: O PODER DO ENEAGRAMA

Que tal entender, em primeiro lugar, esse título?

Por que chamei de lado oculto? Porque precisa ser construído de dentro para fora. O Eneagrama é uma metodologia que utilizamos sem nenhuma ferramenta visível, mas apenas valendo-nos da percepção e do entendimento das características das várias personalidades.

O Líder 4.0, por sua vez, é aquele que se prepara para atuar neste mundo Volátil, Incerto, Ambíguo e Complexo e, para isso, precisa desenvolver várias competências completamente diferentes das que os Líderes 3.0 foram preparados. 

Neste texto vou discorrer sobre o Eneagrama, como uma sabedoria imensamente importante para o desenvolvimento de duas competências do Líder 4.0, ou seja:

Competência 1– Inteligência Interpessoal (que é a inteligência que possibilita ao líder entender, relacionar-se e potencializar a capacidade dos profissionais da sua equipe 

Competência 2 – Inteligência Intrapessoal, ou seja, a capacidade que o líder precisa para lidar com a sua personalidade, suas emoções, seus modelos mentais e entender como pode se ajudar para ir além da sua personalidade.  

Eneagrama: Líder 4.0

O Eneagrama e seus tipos de Personalidades

Não vou entrar em muitos detalhes da história do Eneagrama. Apenas quero enfatizar que o Eneagrama é uma sabedoria muito antiga, que já era conhecida no Egito Antigo e foi trazida para o Ocidente, por Claudio Naranjo e Oscar Ichazo que desenvolveram o Eneagrama Moderno, conhecido como Eneagrama das Personalidades.

O tema é muito rico, abrange vários aspectos da personalidade, mas hoje o foco é a  relação entre o Eneagrama e o Líder 4.0. O poder dessa ferramenta é permitir ao líder conhecer suas forças e principais vícios emocionais que precisam ser trabalhados para construir um efetivo papel do Líder 4.0. Outro benefício é que melhora o conhecimento que se tem da equipe, possibilitando um relacionamento mais produtivo e uma comunicação mais eficaz. Melhora a capacidade de delegar, ajuda a entender nossas crenças, nossas dificuldades emocionais e, mais do que tudo, possibilita um avanço em direção ao nosso desenvolvimento, aumentando o nível de consciência que temos sobre nós mesmos e sobre as relações que desenvolvemos.  

O primeiro aspecto a relembrar é que, quando falamos em Eneagrama, estamos falando em 9 tipos de personalidades que se diferenciam porque cada uma das 9 personalidades tem um jeito de olhar o mundo, ou seja, o mindset de cada personalidade é completamente diferente. E é curioso que, por vezes, achamos que todos enxergam a realidade da mesma forma. E esse é o maior problema que temos, fonte de muitos problemas de comunicação, de relacionamento etc.

Podemos olhar esses nove tipos em 3 grandes áreas: os instintivos, os emocionais e os mentais.

Para cada tipo, vou detalhar como o Líder 4.0 encara o trabalho e sua forma de liderança, mas também vou tratar sobre os perigos que esse líder pode apresentar para se adequar ao que estamos chamando de Liderança 4.0 e o que deve fazer para se desenvolver. Você também poderá saber como identificar, pelo menos imaginar, qual o tipo dos profissionais com quem trabalha e o que deve fazer para se relacionar melhor com eles. 

Personalidade Tipo 8 

Comecemos, então, pelo Tipo 8, um tipo instintivo que é conhecido com o apelido de Chefe ou Patrão. Sua gestão tende a ser mais autoritária, tende a ver as coisas como 8 ou 80, é protetor da sua equipe, apesar de muito exigente. É uma pessoa forte, carismática, um líder muito competente, que protege as pessoas de quem gosta, autêntico, que gosta de símbolos de poder. Sabe defender seus pontos de vista e não dá muito espaço para os que não concordam com ele. Tem muita dificuldade de pedir ajuda e mostrar qualquer vulnerabilidade.

Se você se identificou com esse tipo, para  ser um líder 4.0, precisa flexibilizar seu jeito de ver as coisas e se abrir para novas ideias, escutando a equipe. Precisa aceitar e entender a horizontalidade das estruturas das organizações, aproveitando as competências de cada colaborador, independentemente do cargo ou do tempo de casa. Precisa acima de tudo cuidar de suas emoções, principalmente da raiva e potencializar sua competência de entusiasmar e motivar as pessoas Para isso, precisa desenvolver sua capacidade de escuta, trabalhar a empatia e sua criatividade. 

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos sobre suas necessidades!

Clique aqui:   Quero conversar com a Fátima Motta! 

Personalidade Tipo 9

Já o tipo 9, também instintivo, é chamado de Mediador e apresenta a capacidade de harmonizar os conflitos de uma forma geral.  É um líder considerado muito importante para esse nosso momento, porque é um Líder Servidor, que se preocupa com o bem estar da equipe, tende a proporcionar as condições necessárias para que todos se sintam confortáveis para dar o seu melhor a um projeto ou tarefa específicos. Por outro lado, às vezes tende a procrastinar algumas decisões, por conta de uma certa letargia que incomoda bastante a necessidade da agilidade destes nossos novos momentos. Às vezes também tem dificuldade de defender seu ponto de vista, portanto o ponto de vista da equipe, porque tem a tendência de dar sempre mais valor aos outros do que a ele mesmo.

O que precisa fazer para se desenvolver como um líder 4.0? Posicionar-se de forma mais clara e enérgica, acreditando que a sua ideia e as da sua equipe são realmente importantes. Precisa também aprender a lidar com conflitos, entendendo que, às vezes, os conflitos são extremamente importantes para a construção de um novo patamar de entendimento. Uma dica é também que ele não seja tão crédulo em relação às pessoas e às situações. Questionar pessoas e situações daria também mais força e credibilidade à sua liderança. 

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para saber como melhorar seus relacionamentos.

Clique aqui:    Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 1

O tipo 1 é conhecido como Perfeccionista e também é instintivo. Tem um foco intenso nos processos e procedimentos.  É daqueles que pensa que o que é certo é certo, o que é errado é errado. Esses líderes são extremamente éticos e corretos. Nada sai diferente da legislação e das regras estabelecidas. Gosta de ordem e organização. É ótimo para estabelecer a disciplina exigida em algumas metodologias ágeis. Às vezes tem dificuldade de delegar, uma vez que ninguém sabe melhor do que ele. Tende a ser muito crítico e auto crítico e, por isso, pode perder alguns prazos importantes para o resultado. Tem dificuldade de dar feedbacks com aspectos positivos para sua equipe, uma vez que sempre pode ser melhor. Tem dificuldade de receber feedbacks negativos, uma vez que ele já se cobra tanto, que um feedback negativo é muito difícil para ele. E às vezes fica com muita raiva, mas não a expressa.

Para a Liderança 4.0, precisa dar e receber feedbacks, entender que o erro faz parte do processo, ser flexível, principalmente quando precisa implementar um projeto ainda não totalmente finalizado, como as Metodologias Ágeis pedem. E quando ficar com raiva, falar sobre ela e não engoli-la. O líder 4.0 precisa ter clareza na sua comunicação, portanto essa é mais uma dica para o líder tipo 1 do Eneagrama.

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber como traçar seus caminhos de desenvolvimento. 

Clique aqui:  Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 2

O tipo 2 é conhecido como doador, ou seja, é aquela pessoa que sempre se preocupa com as necessidades das outras pessoas, colocando-se em segundo plano. Como líder, tende a ser paternalista, mantendo sua equipe por vezes muito protegida, em função do seu foco preponderantemente em pessoas. Tende a ser um líder muito querido pela equipe, mas nem sempre, estabelece uma pressão saudável para que sua equipe alcance os resultados. Para não sobrecarregar a equipe, tende a assumir para si alguns trabalhos que poderia delegar. Busca reconhecimento da equipe, uma vez que se dedica muito a ela, mas nem sempre consegue o que deseja. É um líder muito generoso, colaborativo e servidor. Consegue resultados muito interessantes da equipe pelo vínculo emocional que estabelece.

Normalmente, não pede ajuda, sentindo-se pouco acolhido por quem ele acolhe. Seu caminho de desenvolvimento para ser um Líder 4.0 é o de se colocar em primeiro lugar, fazer o que é necessário, sem esperar o reconhecimento de outras pessoas, liberando sua energia para ser mais criativo. Para a Liderança 4.0, precisa trabalhar sua assertividade, seu posicionamento, agilidade e foco no resultado.

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber como posso te ajudar! 

Clique aqui:  Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 3

O tipo 3, também emocional, é considerado o mais emocional de todos os tipos do Eneagrama. Apesar disso, curiosamente é o que tem mais foco no desempenho, buscando sempre resultados a qualquer custo. Por isso, é conhecido como desempenhador. Você deve estar se perguntando onde ficam as emoções do tipo 3:  ficam suspensas, ou seja, é como se a máscara da personalidade usada pelo tipo 3 escondesse todas suas reais emoções, a tal ponto de parecer alguém insensível e frio, quando na realidade é exatamente o contrário, o que lhe custa muito.É otimista, exigente e acredita que todos devem trabalhar tanto quanto ele. Não gosta de fracasso, não gosta de feedbacks negativos e, portanto, às vezes pode se tornar resistente

Para o tipo 3 não tem tempo ruim, sempre está disposto a trabalhar, pode ser um workaholic. Tem uma certa vaidade em ser assim, o que o torna um líder muito vigoroso e normalmente a sua área alcança resultados significativos. Para a Liderança 4.0 precisa ser mais colaborativo, valorizar a equipe e aprender que há coisas que estão fora do seu controle, mas nem por isso são piores das que ele considera ideais. Precisa estar atento aos procedimentos, à disciplina e às pessoas e aceitar que os resultados são consequência do trabalho em equipe e não só dele. 

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber mais sobre seu tipo de personalidade! 

Clique aqui:   Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 4

O tipo 4. Conhecido como romântico, apresenta muita criatividade, sensibilidade, empatia e carisma. É um líder bastante cativante para sua equipe, no entanto, pode estar muito bem um dia e péssimo em outro. Altos e baixos emocionais o acompanham, o que o torna imprevisível e surpreendente nem sempre para o lado positivo. É daqueles que vivem mais o passado ou o futuro e têm dificuldade em ficar no presente.

Na liderança 4.0, esse líder precisa entrar em empatia com a equipe e não deixar que sua instabilidade emocional afete os demais, ou seja, entrando em empatia o líder evita que suas inconstâncias gerem desconforto à equipe. A criatividade desse líder é bem vinda na liderança 4.0. Além disso, esse líder precisa trabalhar mais o seu foco, sua atenção e disciplinar-se para ter uma equipe realmente focada e produtiva. Normalmente é visto mais em organizações filantrópicas, uma vez que é muito generoso, ou mesmo na área artística. 

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber mais sobre como melhorar sua liderança! 

Clique aqui:  Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 5

Temos 3 tipos mentais, os tipos 5, 6 e 7, ou seja, aqueles que enxergam o mundo pelos olhos da mente. O tipo 5 é observador e prefere distância e pouco contato. É um líder muito inteligente, não invasivo, mas também pouco adepto a expressões de carinho, atenção, devendo muito no que diz respeito à capacidade de entrar em empatia com a equipe. É um ótimo orientador, pois ensina com clareza, busca fatos concretos para tudo que faz, avalia a equipe com muito critério, sem deixar que aspectos emocionais interfiram no seu trabalho.

É um líder importante para esses novos tempos, principalmente no que diz respeito a seguir a metodologia, distribuir conhecimento e vivenciar procedimentos que ajudem no alcance das metas. Por outro lado, precisa desenvolver a capacidade de estar junto à equipe, fator fundamental para a Liderança 4.0, que pressupõe que o líder acolha a equipe nas suas dificuldades e entenda a humanidade que existe em cada um para que cada pessoa produza o que lhe é mais confortável.  

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber mais sobre como aumentar seu autoconhecimento e se preparar para novos desafios! 

Clique aqui:   Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 6

Já o tipo 6 é daqueles que sempre pensa no pior e, portanto, são líderes que se planejam muito e precisam ter muitas informações e detalhes para realmente chegar a uma conclusão. Com esse mundo ágil, às vezes podem ter dificuldade em rapidamente tomar uma decisão, mas, quando tomam, o fazem de maneira muito pensada, com todas as possibilidades de dar certo, ou com todo cuidado para minimizar os riscos. Têm mais dificuldade em confiar em pessoas à primeira vista, mas, quando confiam, o fazem de maneira muito verdadeira.

Na liderança 4.0 precisam aprender a assumir mais riscos, confiar mais e tomar decisões mais ágeis. A confiança, o otimismo precisam fazer parte do líder 4.0, para que consiga se adaptar a esses tempos tão interessantes, ágeis e modernos. 

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber mais sobre você!

Clique aqui:    Quero conversar com a Fátima Motta!

Personalidade Tipo 7

Para finalizar os tipos mentais do Eneagrama, temos o tipo 7, conhecido como epicurista. Líder super entusiasmado, brincalhão, ligado no 220, mas focado naquilo que gosta. Sendo mental, tem uma imensa facilidade em argumentar e a contra argumentar, sendo eloquente em tudo que quer. Gosta de trabalhar em equipe e normalmente tende a delegar as coisas das quais não gosta de fazer. Muda de foco facilmente quando não tem interesse e pode se perder nas ideias, pois tem maior facilidade em ter ideias do que realmente em executá-las.

Na liderança 4.0, esse líder apresenta grandes vantagens, pois é rápido, entusiasmado, otimista, mas precisa focar mais em procedimentos e ter foco, dedicando-se a tarefas, mesmo que não sejam as suas preferidas, aceitando opiniões, mesmo que não sendo de acordo com o seu ponto de vista.

Você se identifica com este tipo de personalidade? 

Faça uma consulta direta comigo para conversarmos e saber mais sobre algumas outras características do seu tipo de personalidade.

Clique aqui:   Quero conversar com a Fátima Motta!

Grande abraço!!

Fátima Motta

322 Post Views
plugins premium WordPress