9 coisas que as pessoas não sabem sobre presentes e Eneagrama

Você acredita que comprar presentes, às vezes, se torna um verdadeiro tormento, principalmente para quem não tem muito tempo ou para quem tem foco em resultados?

Não tem coisa pior do que darmos um presente para alguém, ou recebermos um presente que não tem nada a ver conosco, não é?

Tem pessoas que conseguem acertar direitinho o presente e outras que sempre erram feio. E o motivo disso é que não prestam a devida atenção no jeito de ser, na personalidade de quem vai receber o presente.

Sendo assim, eu sempre recorro ao Eneagrama, estudo muito antigo que, entre outras coisas, fala que existem 9 principais formas de enxergarmos o mundo, ou seja, 9 personalidades. Claro que existem vários entrecruzamentos com os subtipos, com as asas e flechas, mas que não cabem aqui como objetivo desse artigo.

O objetivo aqui também não é falar do presente em si que deve ser comprado, mas do tipo do produto, das suas características principais.

Esse artigo não é apenas fruto do meu conhecimento, mas também de pesquisas com pessoas dos vários eneatipos.

Sabemos, então, que desses 9 tipos de personalidade, os tipos 8, 9 e 1, são mais instintivos, funcionam mais pelo instinto, ou seja, os presentes para esses tipos precisam falar para os sentidos, precisam agradar os olhos, o olfato, o tato, o paladar.

Comecemos, então, pelo tipo 8 

Sabemos que as pessoas do tipo 8 do eneagrama se movem preferencialmente pelo poder. Normalmente são pessoas que marcam sua presença em tudo que fazem, apresentam características de alguém forte, de muito bom gosto e dificilmente mostram suas vulnerabilidades. Assim, qualquer presente que for dado ao tipo 8, precisa fazer alusão a essa força e a esse bom gosto, Tudo que pode mostrar e potencializar seu poder ou gosto sofisticado é muito bem vindo. Coisas boas, ouro, roupas de boa qualidade, bolsas de grife, taças de cristal, vinho tinto, enfim algo em que a luxúria do 8 possa se deliciar. Se você quiser deixar o tipo 8 nervoso, dê algo de má qualidade, uma cópia de bolsa, por exemplo, comprada em qualquer ambulante, uma bijuteria de má qualidade, um cinto de plástico, um perfume falsificado….com certeza esse presente nem na casa de uma pessoa tipo 8 vai ter lugar. Será descartado imediatamente.

O tipo 9 do eneagrama, também instintivo, é conhecido por colocar todas as outras pessoas em um patamar de importância maior do que ele mesmo. Harmoniza todos os conflitos de forma bastante fácil e produtiva. Sendo assim, gosta muito de coisas que podem fazê-lo se sentir bem, harmonioso. Então, presentes para o uso pessoal são bem vindos para o tipo 9. Pode ser algo útil, versátil, mas que faça lembrar da pessoa que deu. Acessórios, maquiagens, roupas, algo simples e sincero, nada que seja muito caro, mas que faça bem aos sentidos. Conheço alguns tipos 9 que gostam muito de comidas gostosas, então vale também um almoço, um doce especial, uma caixa de chocolates, ou ainda um travesseiro muito aconchegante, uma almofada diferente e acolhedora. Para tirar o tipo 9 da sua zona de conforto, seria muito bom um jogo que propiciasse disputas, cujo vencedor só pudesse ser uma pessoa. Isso faria o tipo 9 se sentir desconfortável, mas poderia ser uma grande forma de desenvolvimento.

O tipo 1 do eneagrana, também instintivo, tem como característica se mover pela ordem e organização. É conhecido como perfeccionista. É muito crítico, portanto todo cuidado é pouco quando se dá um presente para alguém do tipo 1. O presente melhor é aquele cheio de detalhes que o tipo 1 vai ficar se deliciando. Todos os pormenores precisam ser cuidados. Por exemplo, se for uma roupa, que seja muito bem costurada, sem fios aparentes. Nada que chame muito a atenção. Cuidado com a forma de embrulhar o presente. Precisa ser muito bem feita. Sempre algo prático, com cores mais básicas, de qualidade. Desde um lenço, uma gravata, um relógio, ou um jogo cheio de procedimentos. Nunca esqueça o manual para que ele se delicie. Se você quiser deixar um tipo 1 maluco é dar algo sem o manual, ou ainda algo que quebre com facilidade, ou em um embrulho qualquer. Isso destrói a motivação do tipo 1, mas também pode lembra-lo que o mundo não é perfeito….. e isso é muito bom!!!

Passemos, então, para os tipos emocionais, que são o tipo 2, 3 e 4. Para os tipos emocionais, o que conta é que o presente fale para o coração deles. Não é o valor material e sim o valor emocional, o significado, 

O tipo 2 do eneagrama, que se movimenta para doar ao outro o que tem de melhor, tem algumas preferências pessoais nessa doação e tem uma grande necessidade em ser reconhecido. Imagine essa pessoa como transfere para o presente sua necessidade de reconhecimento e de amor. Precisa sentir que o presente foi comprado para ele(a). Sempre algo que esteja permeado pela emoção, que, de alguma forma lembre bons momentos passados juntos. Algo que tenha um significado importante. Pode ser  simples, mas charmoso e que o(a) faça se sentir reconhecido. Ex.: um livro, uma pedra, um lenço…Nunca dê ao tipo 2 algo que seja massificado, algo que deu para várias pessoas e ela foi apenas mais uma… isso ajuda o 2, por outro lado, a sair do seu orgulho….mas é mortal…

O tipo 3 do eneagrama, que se move pelos resultados e é preocupado com sua imagem, precisa de algo que o faça se se sentir importante, especial, quem sabe único(a), mas que tenha um significado. Presentes personalizados, artesanatos, coisas feitas com carinho, mas práticas, livros sobre negócios ou crescimento pessoal, pedras, joias, lenços, cadernos, canetas. Mas, por favor, jamais um creme antirrugas ou algo que revele que a sua imagem não está tão legal e nem muito menos algo para casa que não seja para a pessoa como indivíduo. Não podemos esquecer que o tipo 3, apesar de não parecer, é extremamente emocional e ficará muito magoado se não for visto como pessoa.

O tipo 4 do eneagrama, conhecido por se movimentar a partir de sua criatividade, é o romântico por excelência e precisa de presentes únicos e criativos. De preferência que ninguém tenha igual. Uma caneta super diferente, um boné vintage, ou seja, algo bastante criativo, diferente, único, que a pessoa se sinta reconhecida por sua individualidade e genialidade. Outra coisa que o tipo 4 aprecia é arte, então quadros inusitados, telas em branco, instrumentos musicais também combinam com essas pessoas.  Para contribuir com o crescimento do 4, não dar presente seria cruel demais, mas algo que pedisse uma postura mais repetitiva e menos artística ajudaria muito, mas o deixaria furioso também.

Os tipos 5, 6 e 7 do eneagrama são mentais, portanto se sentem atraídos por tudo que faça suas mentes se movimentarem da forma mais ágil possível. Leituras, jogos, bebidas, talvez ou, mais que tudo,k vales-presente.


Para o tipo 5 do eneagrama, conhecido por ser muito pouco invasivo e odiar ser invadido, talvez o mais propenso a ficar sozinho e elaborar suas teses mentais, gosta, acima de tudo, de observar. Para essa pessoa, não há necessidade de algo sofisticado ou de muito valor. Apenas um vale presente já é ótimo, para que não se sinta invadido. Se você conseguir que o tipo 5 fale o que considera muito importante, dar esse presente será algo vital , mas, como ele (a) nunca fala o que quer, fica difícil imaginar. Às vezes, presentes úteis para o dia-a-dia são uma boa opção. Apenas um olhar pode significar mais do que presentes. Um abraço, não muito apertado… Para tirar o tipo 5 do sério, talvez uma boa ideia seja oferecer um ticket para um evento cheio de gente, pedir para ele usar o presente no exato momento que foi dado, ou ainda dar um jogo que precise partilhar com muitas pessoas….

Para o tipo 6 do eneagrama, conhecido com Cético Leal, aquele que tem um pouco mais de dificuldade em confiar, fica ansioso com o novo e com mudanças abruptas, não dê nada que possa gerar desconfiança. Brincos, pulseiras, colares, anéis, cremes sem perfume. Gostam de ler, principalmente livros de suspense, onde o personagem viva o problema de ter várias alternativas. Jogos onde tenha que pensar nas várias alternativas também é uma boa forma de agradar esse tipo.Nada falso, nem nada sofisticado demais que faça o tipo 6 pensar que é muita”banana por um tostão “.

O tipo 7 do eneagrama, conhecido como Epicurista, aquele que se movimenta pelo prazer, sempre vai ficar muito feliz se lhe forem oferecidas coisas prazerosas, que lhe causem alegria. E aí a gama é imensa. Pode ser desde uma máquina fotográfica, um apoio para o celular, uma bermuda, uma viagem, mas, não esqueça que tem que ser o que ele(a) gosta, não o que você gosta. Portanto, antes de mais nada, para se dar um presente para o tipo 7 precisa-se conhecer muito profundamente o gosto dele(a). Nada muito fora do normal, mas nada muito tradicional tb. Camisetas modernas, com temas disruptivos, mas em cores sóbrias. vídeo game etc. Por outro lado, qualquer coisa chata, tradicional, pouco inovadora deixam o tipo 7 mostrar logo de imediato seu descontentamento e ele não fica nem um pouco acanhado de mostrar que não gostou. Até porque o tipo 7 não entende como ele, alguém tão simples, é tão mal compreendido…

Bem, assim, terminamos as preferências dos 9 tipos do eneagrama. Espero que tenham gostado e aproveitem para fazerem boas escolhas, mas, acima de tudo, não esqueçam que, independentemente da personalidade, todos precisamos é de amor e reconhecimento. Portanto, de nada adianta o presente sem um olhar, de nada adianta o presente sem um sentimento verdadeiro.

Se vocês gostaram desse artigo compartilhem com seus amigos.

Fale qual seu tipo e qual o presente gostaria de ganhar. E, para você que ainda não sabe qual o seu tipo, dias 17 e 18 de janeiro teremos o Curso Introdutório de Eneagrama. 

 

Inscreva-se no link abaixo: 

http://materiais.fatimamotta.com.br/curso-eneagrama-01-2020



Fátima Motta

821 Post Views
plugins premium WordPress