Quero compartilhar com vocês um momento muito interessante que tive ao conversar com um executivo de uma grande empresa, vou dar o nome fictício de André.
Ele me dizia das suas dificuldades em relação a entender como seus coordenadores pensavam e reagiam perante as diversas situações e que, apesar de ter aplicado alguns instrumentos, não conseguia entendê-los. Por outro lado, ele também confessou que às vezes tinha comportamentos pouco aceitáveis, mas que eram mais fortes que ele: quando percebia, sua impulsividade já tinha levado a melhor….
Foi aí que, mais uma vez, percebi a importância do Eneagrama na gestão. Eu comecei a explicar que, por mais que saibamos que somos diferentes, não é claro para nós como exatamente essa diferença acontece e se apresenta nos diversos comportamentos que surgem no dia-a-dia. Disse, também, que eu tinha me tornado uma líder melhor após conhecer uma ferramenta muito profunda, mais ao mesmo tempo, muito simples e prática: o Eneagrama. Contei a ele, também, que eu tinha inúmeros casos de clientes que tornaram sua gestão muito mais efetiva, conhecendo e aplicando o Eneagrama para a equipe.
A partir daí, fui contando algumas coisas, que aproveito para compartilhar com vocês, também.
– “Sabemos que liderar pessoas é a capacidade que se tem para influenciá-las na direção de um objetivo, oferecendo não só condições necessárias, mas também estímulos e entusiasmo para que o engajamento aconteça. Ou seja, trata-se de chegar aos resultados com pessoas, a partir de interações constantes, relacionamentos produtivos e evolutivos.”
Como o André já sabia desse conceito, me perguntou: então o eneagrama poderia me ajudar?
Ao que respondi:
-“ É aí que o Eneagrama, ferramenta poderosa de autoconhecimento e desenvolvimento humano. Pode ajudar imensamente, trazendo maior consciência ao líder das características individuais de cada coordenador, facilitando a forma de relacionamento.”
Como eu imaginava que essa pessoa fosse Tipo 1 do Eneagrama, pela forma como se comportava e argumentava, fui dando a ele todos os detalhes possíveis para que se sentisse seguro, ainda proporcionando um ambiente leve, mas com comprometimento e seriedade.
Então, perguntei:
– “Como estimular e influenciar alguém sem saber como essa pessoa funciona, ou ainda quais são suas facilidades e dificuldades? Como atribuir diferentes trabalhos/desafios às pessoas se não sabemos quais são seus vícios emocionais e modelos mentais?
Por outro lado, como liderar outros profissionais se o líder não sabe quem é? Como liderar outros sem se liderar? Sem conhecer as próprias características, vícios emocionais e modelos mentais?”
Como percebi que o tema chamou a sua atenção, continuei:
O Eneagrama, além de possibilitar o autoconhecimento e o conhecimento dos colaboradores, também permite entender como lidar com quem é diferente de nós e explica por que temos afinidades e dificuldades nos nossos relacionamentos.
Falei que, de uma forma inicial e muito simples, o Eneagrama tem uma sabedoria que explica serem 9 os principais pontos de vista dos seres humanos e, para cada tipo há uma forma de comportamento, gerado pelos vícios emocionais e modelos mentais, que se reportam a momentos da formação da personalidade.
O começo da aplicação dessa técnica está em se conhecer você mesmo, pois muitas vezes, por não termos conhecimento da nossa personalidade, transferimos para o outro nossos medos, nossas expectativas, nossas frustrações e queremos que todos enxerguem o mundo pelas nossas lentes.
O Eneagrama traz os seguintes benefícios, relatei:
– permite que você se empodere de você mesmo, no sentido de adquirir consciência de quem você é;
– mostra seus padrões comportamentais e suas consequências;
– esclarece a origem das suas principais dificuldades;
– torna evidente suas crenças limitantes;
– permite uma autogestão muito mais efetiva, uma vez que, quando se conhece quem se é, pode-se mais facilmente estabelecer uma autoliderança.
Mas, mais ainda importante de tudo isso, é que o eneagrama possibilita que se faça um Plano de Desenvolvimento Individual, uma vez que mostra claramente o caminho de desenvolvimento a ser perseguido. De uma forma muito simples, é possível saber quais os primeiros passos para sairmos da rigidez da nossa personalidade e caminharmos para uma postura mais madura, no que se refere às relações, sejam elas profissionais ou pessoais.
Percebi que o André estava me ouvindo com muita atenção e a seguir, me perguntou:
– “Então, você está dizendo que se eu conhecer meu tipo de personalidade já é o suficiente para melhorar minha gestão?”
– “Com certeza!”, respondi, “mas isso não é tudo. O eneagrama favorece sua assertividade, sua forma de comunicação com pares, superiores e clientes, ou seja, melhora sua capacidade de argumentação e convencimento, de uma forma saudável e íntegra, tendo o respeito e a empatia como bases para qualquer relacionamento.”
– E continuei… “ Imagino que seus coordenadores também tenham colaboradores e eles, mais do que ninguém precisam saber qual seu tipo de personalidade, seja para se relacionar melhor com você, seja para melhorar a própria gestão.
O Eneagrama e os times
O eneagrama favorece a existência de times mais próximos, mais focados no resultado, onde todos apresentem escuta ativa e a capacidade de dar feedback. Com isso, quero dizer que o trabalho seria muito mais completo se você e seus coordenadores passassem por um assessment para reconhecer qual seu eneatipo (tipo de personalidade conforme o Eneagrama) e, a partir da devolutiva individual fizéssemos uma Roda de Conversas, onde cada colaborador e os líderes pudessem falar das suas características, observando os tipos de personalidade que se complementam e o que é importante fazer para conseguir o melhor de cada colaborador.
Imagine que, com o Eneagrama, você poderá dar feedbacks mais assertivos para cada colaborador, uma vez que o entendimento de cada pessoa é determinado por seu eneatipo. Ou seja, cada pessoa assimila melhor o feedback se soubermos dá-lo com a linguagem adequada a cada profissional.”
O André ficou encantado com a possibilidade do eneagrama resolver os problemas de relacionamento que tinha e se interessou em aprofundarmos sobre esse tema.
Histórias como as do André se repetem em todas as empresas que eu conheço, eu já resolvi muitas delas aplicando os conhecimentos e a simplicidade do Eneagrama. Fico sempre muito grata de poder contribuir para a melhoria dos relacionamentos profissionais, pois dessa forma estou atendendo meu grande propósito: Empoderar pessoas na sabedoria de SER.
E você? Sentiu que poderia ser o protagonista desta história?
Então, para conhecer um pouco mais dessa poderosa ferramenta que poderá ser uma impulsionadora da sua gestão acesse:
E-book O Enegrama das Personalidades
Como Construir Relações Profissionais Saudáveis a partir do Eneagrama
Um abraço
Fatima Motta