EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Afinal, o que Significa Empregabilidade?

“Condição daquele que, ajustado às contínuas mudanças no mundo do trabalho, está apto a nele permanecer.”

 

Empregabilidade

 

O conceito de empregabilidade resulta das novas relações de trabalho, que resultam da busca pela competitividade global.

As relações de emprego estáveis deixam de existir. Para ter trabalho, não basta dedicar-se à carreira dentro de uma empresa. É preciso pensar em uma carreira em um mercado de trabalho. Para ter facilidade de conseguir trabalho em um mercado de trabalho competitivo, é preciso investir em educação e habilidades polivalentes.
Posturas Atuais

*  Troque a lógica do Emprego, pela lógica do Trabalho.

*  A remuneração é conquistada pelo resultado do seu trabalho.

*  Conhecimentos e Informações.

*  Comprometimento.

*  Postura e Visão empreendedoras.

*  Criatividade.

*  Ambição.

*  Visão global.

*  Crítico.

*  Liderança.

 

Empregabilidade e Emprego

O emprego não existe mais tal como era antigamente, com um empregador e um empregado. Não vale mais a pena para as empresas investirem naqueles funcionários da casa, que ficam anos no mesmo serviço. Isso porque o mercado está cheio de pessoas mais aptas a desempenhar o mesmo papel; estas estão mais preparadas do que aquelas que estão dentro da empresa. E sabe por que?

As pessoas dentro da empresa acreditam que se estão empregados então não precisam se preparam mais, ou se desenvolverem na profissão. Isso os torna profissionais estagnados no tempo.

Nos tempos de hoje as coisas estão mudando… Os profissionais estão investindo mais em sua carreira, não importando se estão numa empresa ou não. Assim vão construindo seu produto de trabalho: suas qualificações individuais. Estes produtos é que serão vendidos na empresa, cabe a mesma comprá-los ou não.

Sendo assim o melhor investimento que vc faz para seu trabalho é investir em vc mesmo. É melhor ter uma qualificação boa, fácil de vender do que ter emprego numa empresa apenas. Com uma boa qualificação não há desemprego, é só vender seu produto e terá quem compre.

É claro que para isso o produto deve ser de boa qualidade. Aliado a uma maneira eficaz de mostrá-lo (de que vale ser bom em alguma coisa e não contar a ninguém?)

O Mercado de Trabalho

 

 

ONTEM HOJE
¨  Economia Industrial – As indústrias ditavam as regras, contendo funcionários que sabiam sobre parte da produção. ¨  Economia da Informação

 

¨  Fronteiras Físicas ¨  Limitadas pelo Computador
¨  Economia Nacional – Existe uma economia diferenciada para cada país. ¨  Economia Global – A economia agora é mundial. Um problema na economia de num país afeta outros diretamente.
¨  Produção Padronizada – O mercado se ajustava aos produtos existentes. ¨  Produtos Personalizados – Os produtos têm que se ajustarem à demanda do mercado.

 

450 Post Views
plugins premium WordPress