Final de Ano X Organização Pessoal. E agora?

Natal, final de ano… é … o ano acabando e parece que há tão pouco tempo começou… Sentimentos contraditórios apresentam-se em meio à expectativa das festas e confraternizações… parece que o tempo não vai ser suficiente para organizar e comprar tudo que é necessário… o tempo voa, será possível dar conta de tantos compromissos?

 

Para viver este período com a beleza e tranquilidade que merece, pois é o momento de celebrar todas as conquistas, de agradecer a todas as oportunidades que surgiram, aos desafios vencidos, posturas internas são necessárias, das quais a principal é a organização pessoal.

 

A organização possibilita economia de energia e de tempo. Sua falta acarreta a dispersão desses recursos, acúmulo de trabalho, adiamento de tarefas e muita indecisão, acarretando desgastes físicos e emocionais.

 

Esta é, então, uma época em que é necessária maior atenção aos princípios básicos da organização pessoal, que passa pelos pontos destacados abaixo:

 

Planejamento é essencial

Defina quais as atividades principais, relacione-as definindo prioridade entre elas e coloque foco em cada uma dessas tarefas a serem realizadas. Isso vale para as atividades profissionais e pessoais. Não confie na sua memória, escreva e vá eliminando do papel as que já fez.

 

Disciplina é obrigatória

Todo dia o ritual precisa ser o mesmo, estabelecendo a disciplina necessária. Assim, ao final de cada dia, as atividades não realizadas devem fazer parte da relação de tarefas do dia seguinte.

 

Execute uma tarefa de cada vez

Não perca o foco realizando várias atividades simultaneamente. Estabeleça um prazo razoável para execução de cada uma e dedique-se somente a ela.

 

No que diz respeito à organização pessoal em relação às festas, seguem alguns passos importantes a serem seguidos:

  • Faça uma lista das pessoas que deseja presentear;
  • Estabeleça um limite monetário a ser gasto por presente;
  • Com estas informações, faça uma lista de presentes. Prefira os não perecíveis, pois, obviamente, podem ser adquiridos com antecedência;
  • Pesquise na internet. É mais rápido e cômodo do que ficar ‘batendo pernas’ em shoppings lotados;
  • Escolha um horário em que os shoppings estejam menos lotados para fazer as compras, depois de tê-las escolhido e saber onde se encontram;
  • Certifique-se de que os produtos podem ser trocados após o Natal para que os presenteados tenham esta possibilidade.

 

O mesmo cuidado deve ser tomado para que as festas de final de ano sejam um sucesso. Assim, relacione todas as atividades necessárias como por exemplo a definição do cardápio e lista de convidados e aplique os passos que você já aprendeu.

 

Esta é uma fase em que muitas pessoas também tiram férias. Sendo assim, é importante planejar a saída, de forma que as atividades que precisam ser delegadas para outras pessoas sofram solução de continuidade, sem prejuízo para o resultado necessário. Para tanto, reserve tempo para ensinar as atividades que você executa. Deixe claro o que precisa ser feito, possíveis dificuldades e formas para lidar com elas, caso ocorram. Repita quantas vezes for necessário, questione a pessoa que vai desempenhar suas funções, para certificar-se que entendeu.

 

Seja nas Festas de Final de Ano, seja nas férias, se você realizou todos os passos anteriores, agora está na hora da parte mais importante: aproveite!!!!!

 

É isso que desejamos a todos vocês, que o Final do Ano seja a celebração da vida em todas suas manifestações e que 2011 seja pleno de luz e felicidade!!!!

 

Profa. Dra. Fátima Motta

 

Consciência Emocional é o maior desafio para os humanos seres que somos. É ela  que nos diferencia dos animais e, pela dificuldade de construí-la, talvez seja  o que gera maior problema nos relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais.

As palestras, programas e mentorias que desenvolvemos têm sempre como objetivo fornecer ferramentas, metodologias e caminhos, para que você possa lidar com suas emoções de forma a gerenciá-las, criando e mantendo relacionamentos saudáveis, bem como tomando decisões acertadas.

Venha conhecê-las!

Whatsapp https://wa.me/message/FOULO4FG6T3PK1 

89 Post Views
plugins premium WordPress