Conhece a influência da sua personalidade na liderança?

Você acha que todos os líderes têm as mesmas facilidades e dificuldades  para se tornar um Líder 4.0 pronto para as mudanças que a tecnologia nos impõe? A resposta é …. não!!!!!

Você sabia que, dependendo da sua personalidade você pode ter maior ou menor facilidade para se tornar um Líder 4.0?

Tenho estudado muito esse tema e, mais do que estudado, tenho acompanhado os líderes que são meus coachées. Identifico muito claramente os que mais se adaptam a essa nova realidade (volátil, incerta, complexa e ambígua do mundo VUCA), e os que sofrem para compreendê-la e mergulhar nesse novo momento desafiador.

E você, o que sabe sobre sua personalidade? Conhece o Eneagrama? Então, o Eneagrama é um sistema muito antigo que fala de nove tipos de personalidades. 

Segundo o eneagrama, cada pessoa tem um jeito de olhar o mundo. E, de uma forma geral, podemos compor 9 formas de olhar para o mundo. Chamaremos, então, de 9 tipos do eneagrama, lembrando que “ennea” significa nove e “grama”, figura. O eneagrama é representado por uma figura de 9 pontas, como pode ser visto abaixo: Eneagrama Nessa tipologia podemos entender que há 3 centros motores que determinam essas diferenças de personalidade, o centro motor instintivo, o centro motor mental e o centro motor emocional. Os tipos 8, 9 e 1 são os  instintivos, portanto tendem a ter mais facilidade de ler o mundo, perceber as pessoas, situações e fatos, através dos instintos, ou seja, “cheiram”, “tateiam”, “reagem”, “sentem”. 

Para saber mais sobre o Eneagrama assista ao Webinar:

O Eneagrama como chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

A partir de agora vou falar desses 3 tipos instintivos e entrecruzá-los com as competências do líder 4.0, que, de acordo com o modelo que desenhei, são as seguintes: 

Foco em Resultados: Visão, Ação, Agilidade, Inteligência Interartificial, Simplicidade, Inovação

Foco em Pessoas: Cura, Ensino/Aprendizagem, Inteligência Interpessoal, Conexão, Inteligência Intrapessoal, Empatia. 

 Venha comigo!!!

O tipo 8, conhecido como Estrategista, ou Chefe, ou Patrão, tem como tendência natural ser líder, mas por vezes de forma autoritária e controladora. Portanto, tem foco em resultados, mas apresenta dificuldade em pedir ajuda, já que não gosta de se sentir vulnerável. Ou seja, tem mais dificuldade de trabalhos em time, se ele não for o líder. No entanto, protege muito sua equipe. De todas as competências do Líder 4.0, tende a apresentar em maior potência o  foco em resultado, canalizando para a Ação e Conexão. 

Já o tipo 9, conhecido como Mediador, tem como características entender os vários lados de uma situação, mas pode perder o foco e ficar um pouco paralisado nas tomadas de decisão onde muitos pontos de vista são colocados. É um grande líder, servidor por excelência e, segundo alguns estudiosos, é um profissional muito importante para o momento em que vivemos, onde a colaboração precisa ser estimulada e o líder precisa reconhecer a força da equipe e ajudá-los  a contribuir com o seu melhor. De todas as competências do Líder 4.0, tende a apresentar em maior potência o foco em pessoas, canalizado na Empatia, Inteligência Interpessoal e Simplicidade.

Já o tipo 1, conhecido como Perfeccionista, tem como características o apurado senso crítico, o foco em processos e em procedimentos e apresenta uma tendência natural a identificar erros. Pode ser um líder m pouco rígido, mas com certeza apresenta clareza na forma como lidera, sendo justo e coerente em todas suas decisões. Sua busca pela perfeição pode fazer com que centralize as tarefas (uma vez que ninguém faz tão bem como ele) e precisa de muitos detalhes para se sentir seguro. De todas as competências do Líder 4.0, tende a apresentar em maior potência o foco em resultados, canalizado na Ação e Ensino/ Aprendizagem. Ou seja, é um líder que gosta de fazer acontecer e é ótimo mestre, como também aprende enquanto ensina.

Esses foram os tipos que têm o centro motor instintivo mais atuante.

Vejamos agora os tipos emocionais, aqueles que têm o centro motor emocional como porta de entrada para todo tipo de situação .  Agem pelo coração na maior parte das vezes. São os tipos 2, 3 e 4. 

Se você não se identificou com nenhum tipo instintivo, talvez se identifique com um desses tipos emocionais. Vamos lá!

O tipo 2 é conhecido como doador e tende a sempre colocar o valor mais nos outros do que em si mesmo, preocupando-se com as necessidades do outro (não qualquer outro, mas alguns outros que são escolhidos). Tende a satisfazer essas necessidades, antes mesmo que a pessoa as verbalize. Ele se antecipa. É um líder que se preocupa com o bem-estar da equipe, em entender cada um dentro de suas individualidades. Está sempre pronto a ajudar sua equipe da melhor forma possível, fornece todos os recursos necessários, cuida da alimentação, participa e comemora todas as vitórias da equipe. Por outro lado, precisa ser reconhecido pela equipe e pela empresa, gosta de estar em evidência e ressente-se quando não é incluído em decisões ou trabalhos que julga ter a competência necessária. Pode, também ser um líder paternalista, o que, obviamente não é bom. As competências mais presentes nesse tipo são: Foco em Pessoas, canalizadas na Capacidade de cura, de ensinar e aprender e de empatia.

O outro tipo emocional, o tipo 3, é conhecido como Desempenhador ou Realizador e tem como características o foco no resultado e o trabalho incessante, como parte integral do ser. Adaptável e flexível, pode ser impulsivo e passar por cima de pessoas mais lentas ou pouco comprometidas.  Tem uma força de trabalho e otimismo muito fortes. As competências mais presentes nesse tipo são: Foco em Resultado: Ação, Simplicidade e no Foco em Pessoas: Empatia (nem sempre usada) e Conexão.

Já o tipo 4, conhecido como Romântico, ou ainda como Individualista, apresenta-se com uma certa instabilidade emocional, e grande intensidade, o que o torna um líder por vezes muito entusiasmado  e, por outras, crítico com as diversas situações. Tende a ter muita facilidade em servir a equipe e identificar os pontos fortes de cada pessoa. Não gosta de coisas rotineiras, o que o torna um líder bastante criativo. Normalmente é muito bem aceito pela equipe e se preocupa com o clima e a felicidade de todos. As competências mais presentes nesse tipo são: Foco em Resultados: Inovação e, no Foco em Pessoas: Empatia, Conexão, Ensino (mestre), Inteligência Intrapessoal.

Os tipos 2, 3 e 4, como vimos, são tipos emocionais. Você se encontrou em algum deles? Ou reconheceu pessoas que conhece nesses tipos?

Vamos agora para os tipos mentais, ou seja, os tipos 5, 6 e 7. Esses tipos percebem o mundo através da sua mente, analisando fatos e situações de forma prioritariamente racional.

O tipo 5 é conhecido como Observador ou Investigador. Tem uma forte tenência a analisar as coisas de maneira muito objetiva. É um líder calmo e ponderado, principalmente nas crises, tomando decisões lógicas, sem se deixar afetar por qualquer tipo de emoção. Pode ser considerado um pouco frio e distante e, por vezes, com dificuldade para entender as reais motivações que cada profissional tem. As competências mais fortes que possui são ligadas mais ao Foco em Resultado, destacando-se a Visão, a Inteligência Interartificial e a Inovação.

O tipo 6 é conhecido como Cético Leal ou Guardião. É o líder  que sempre tem a facilidade de pensar em um Plano B, no caso de algo falhar.  Prepara-se sempre para o pior, portanto é planejado e precavido. Bastante crítico, tende a duvidar de soluções fáceis ou simplistas.  É um líder que pode demorar um pouco para acreditar na equipe, mas depois que confia, será um grande apoiador em todos os projetos e situações. As competências mais fortes que possui são: Foco em Resultados, destacando-se a Visão e a Ação. No que tange ao Foco em Pessoas, podemos destacar a capacidade de ensino/aprendizagem.

Por último, o tipo 7, conhecido como Epicurista ou Entusiasta, é um líder otimista, cheio de vigor e que se movimento pelo prazer. Tende a dar foco nas atividades que gosta mais. Tem muito vigor e tende a ser um líder que busca sempre coisas novas. Precisa de uma equipe que o ajude a sustentar as ideias e ações inovadoras, uma vez que sua facilidade está mais no planejamento do que na execução. Suas competências são: Visão, Inovação, Inteligência Interartificial, Conexão, Inteligência Interpesoal (de vez em quando). Esse líder tende a fazer questão de manter um clima de muita alegria e leveza. Pode ter dificuldade em ficar no papel de líder e confundir-se com o papel de amigo.

Será que você conseguiu se identificar? Na realidade, temos muita coisa ainda para falar sobre cada um desses tipos, mas hoje paramos por aqui.

Claro que dei um overview rápido,  mas queria deixar claro que algumas competências são mais naturais para algumas personalidades e, para outras, nem tanto. Assim como existem as competências, há também algumas dificuldades da liderança por conta das suas características de personalidade. 

Compartilhe esse texto com seus amigos ou com quem possa precisar desta informação!

Grande abraço,

Fátima Motta 

449 Post Views
plugins premium WordPress