O Primeiro passo para construir a sua Presença

Saiba qual é o primeiro passo para construir a sua Presença, para ter maior facilidade para tomar decisões e gerir sua equipe, bem como seu negócio. 

 

Nessa vida agitada que temos, muitas vezes não nos damos conta de que seguimos invariavelmente padrões mecânicos. Ou seja, pensamos de uma mesma forma, agimos dentro de uma certa tendência e sentimos ou não sentimos a partir de um padrão repetitivo.

 

Vamos ver se consigo deixar mais claro. Se você prestar atenção, apenas nos seus movimentos, jeito de andar, de parar, de mexer no cabelo, de segurar as coisas, de abrir a porta do carro, de escrever etc., verá que repete padrões. Padrões inconscientes e, portanto, inquestionáveis.

 

Da mesma forma, diante de situações específicas, reage da mesma forma, porque o pensamento que está inerente à reação, é o mesmo. Por exemplo, quando alguém se atrasa para uma reunião, você tem um padrão de pensamento em relação à pessoa. O mesmo acontecendo em casos de tomadas de decisão quanto à admissão, demissão, promoção, transferências, alocação de recursos, investimentos, inovações etc. A própria criatividade segue um padrão, por incrível que isso possa parecer.

 

Nossas emoções também sofrem do mesmo mal. Quando ficamos magoados ou felizes, quando sentimos raiva, ciúmes, medo, amor, inveja, também seguimos um padrão. Por exemplo, toda vez que uma determinada pessoa tem suas idéias rejeitadas em uma reunião, sente-se ofendida e fica calada. Outra pessoa, em iguais circunstâncias coloca sua raiva para fora, julgando e culpando pares, líderes ou colaboradores.

 

Não existe certo ou errado, o problema está na falta de consciência desses padrões repetitivos. E mais, acabamos considerando que são a única forma coerente e sensata de pensar, sentir e agir. 

 

O líder erra muito por não se perceber e também por não entender os padrões repetitivos da sua equipe.

 

Mas como lidar com esses comportamentos que nos aprisionam, sem que tenhamos consciência deles? Às vezes até recebemos um feedback, mas refutamos a opinião de quem o deu, seja de forma direta ou silenciosa. E o problema continua porque não conseguimos mudar.

 

Às vezes conseguimos identificar o padrão nos outros, mas temos dificuldade de identificar em nós. 

 

O que eu venho aprendendo e, em especial nesse curso em Londres com Urânio Paes, é a importância de desenvolvermos a PRESENÇA. É ter consciência de si de uma forma plena. É estar no aqui e agora, com o pensamento alinhado ao sentimento e ao instinto. Isso é o que Gurdijeff, filosofo armênio, que trouxe o eneagrama para o Ocidente, dizia.

 

No entanto, para desenvolver essa consciência o caminho não é  rápido e nem fácil. O primeiro passo é começar a ter consciência corporal nas menores coisas. Prestar atenção, durante um certo tempo em uma parte do corpo, por exemplo. E observar o que essa parte do seu corpo fala de você. Prestar atenção ao gosto do que come, mastigar devagar, estando realmente presente. Segundo Gurjieff, a presença começa a ser construída pelo nível corporal.

 

Então, se você tiver mais Presença, terá maior facilidade para tomar decisões e gerir sua equipe, bem como seu negócio. 

 

Que tal construir sua Presença de uma forma mais efetiva? Comece com as dicas sobre observar mais o seu corpo, viva dentro do seu corpo, preste atenção aos seus órgãos do sentido. Observe seu padrão de olhar, cheirar, ouvir, degustar. Observe-se. Esse é o primeiro passo. É um passo fundamental para iniciar a construção de sua PRESENÇA.

 

Profa. Dra. Fátima Motta

HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

102 Post Views
plugins premium WordPress