Você, como líder, preocupa-se com essa dupla?

Quando se está em um país que não é o nosso, sempre sentimos muitas coisas ao mesmo tempo, principalmente quando se faz a viagem sozinha e a mala não vem com você porque, segundo a cia. aérea,  a conexão atrasou e o avião saiu mais rápido que o tempo necessário para embarcá-la.

 

Tudo que se quer é que as pessoas possam ajudar de alguma forma. E foi o que aconteceu. Desde o momento que perguntei pelo local onde deveria ir comprar algumas coisas, até todas as perguntas que fiz para chegar, para comprar e para voltar, todas as pessoas, sem exceção, foram muito amáveis e rápidas.

 

Chamou minha atenção um caixa em um pequeno mercado onde fui comprar o passe para andar de ônibus e de metrô. Eu estava guardando o passe e o dinheiro e ele simplesmente mudou de máquina, passando para a que estava ao lado e chamou a próxima pessoa. Não me apressou, não foi grosseiro e nem deixou os demais esperando. 

 

Então, ficou clara a equação de valores sustentáveis e gestão. Com certeza, a educação, a cordialidade e o respeito podem conviver com a rapidez, com os resultados e são  base para a sustentabilidade de um negócio.  

 

Fica aqui uma pergunta: você, como líder, preocupa-se com essa dupla, rapidez e educação?

 

Eu faço essa pergunta, porque nem sempre as pessoas que selecionamos têm  claro esses valores e nem mesmo sabem traduzir em ações o que se chama de educação, de acordo com o que se espera para o nosso negócio. 

 

Ou seja, para alguns negócios, o tratamento é o mais importante, para outros, a qualidade da resposta e do produto, para outros, a atenção e o acolhimento. 

 

Enfim, seja o que for, o que aprendi, entre outras tantas coisas, é que rapidez e educação combinam.

 

 

Profa. Dra. Fátima Motta

 

 

 

 

118 Post Views
plugins premium WordPress