O desafio de SER Líder

“Ser” Líder é diferente deEstar” Líder. “Ser”, trata da essência, “ser” é algo que não muda. “Estar” é algo passageiro, hoje eu “estou”,  amanhã não “estou” mais. “Ser” é  algo que definimos como perene, desenvolvemos como algo essencial e não muda e nem passa com o tempo. “Ser” não está ligado a “ter”, portanto ser líder não está ligado ou não está associado a ter o cargo de líder. Ser líder é uma escolha profunda.  É quando definimos que queremos influenciar pessoas na direção de um  determinado objetivo. É uma decisão que implica num comprometimento, parecido ao comprometimento em ser pai ou ser mãe.  

 

Um líder é líder nas mais diversas situações.  Pode ter maior ou menor facilidade, mas nunca se exime da responsabilidade que um dia assumiu para si mesmo.   Diante disso, podemos nos questionar se a liderança é algo nato no ser humano, ou não. Na opinião de vários estudiosos, com as quais eu concordo,  ninguém nasce líder,  podemos desenvolver esse papel. Mas, para  construir esse papel, é necessário que haja a consciência e a vontade de realizar uma missão pessoal, a missão de conduzir as pessoas para o outro patamar de desenvolvimento.  

 

No meu ponto de vista, o significado de ser líder está intimamente  ligado ao impacto no desenvolvimento da humanidade. Cada líder impacta não só os seus liderados diretos, mas as suas famílias, a sua comunidade e, muitas vezes, isso se estende a um país,  a um continente e até mais.

 

Diante disso, ser líder exige de cada um de nós uma postura extremamente honesta, integra, empática, adaptável, flexível e amorosa. Construir o papel de líder significa desenvolver competências específicas. Significa, também, exercitar habildiades através da prática continua. Visão é uma das competências mais importantes, o que  significa ter uma boa leitura do cenário, enxergar além, estar aberto a inovações, ser estratégico, pensar de uma forma complexa, trazendo o racional, o emocional e o instintivo na mesma sintonia.

 

Todo líder que tem visão privilegia a importância do foco. Sabe definir aonde quer chegar e como chegar lá,  e sabe também, que só valerá a pena esse processo se tiver como base valores essenciais para o alcance dos objetivos.  Um líder visionário sabe também que essa  visão não é construída de forma isolada, mas precisa ser compartilhada com todos para que seja uma causa,  algo pelo qual as pessoas se comprometam e vejam valor.  

 

Pensamento complexo, pensamento estratégico, visão e foco, são os primeiros aspectos ou as  primeiras competências que o líder deve possuir.

 

A capacidade de influenciar, de compartilhar ideias, de entusiasmar pessoas são as competências básicas que um líder deve possuir para conquistar o apoio e o comprometimento da sua equipe. Para isso, precisa saber tocar a emoção de cada um dos seus seguidores. Um líder só consegue comprometer sua equipe se  acreditar na causa, se confiar no objetivo e se nele enxergar valor.

 

Além disso, para que o resultado se concretize, mais algumas competências se fazem necessárias: acompanhar, orientar, treinar e  desenvolver sua equipe.  Para tanto, cada elemento  da equipe precisa ser visto como único e  merecedor de feedbacks constantes. Esse é um caminho para que cada profissional chegue a outro patamar de  desenvolvimento. Dessa forma, o líder precisa ser alguém capaz de tirar a equipe da zona de conforto, capaz de aguentar até algumas críticas da sua equipe, que por um intervalo de tempo, não consegue entender o movimento do seu próprio líder.

 

O  líder precisa estar pronto para conversas difíceis, para ser assertivo e escutar sua equipe, negociando o que for necessário.

 

Percebemos, então, a multiplicidade das competências que o líder precisa desenvolver. Além de todas que foram ressaltadas, ética, lealdade, foco no cliente, foco no mercado, a capacidade de construir bons relacionamentos e orientação para aprendizagem com uma abertura para o  novo,  constituem algumas características básicas que o líder precisa desenvolver.  É por isso, que ser líder está muito além do salário recebido por alguém que tenha apenas um cargo de liderança.  Nenhum salário compensa a complexidade e a responsabilidade desse papel. Sendo assim, finalizo afirmando:

 

“ Ser líder se trata de uma missão. Você está preparado para isso?”

 

 

 

Profa. Dra. Fatima Motta

92 Post Views
plugins premium WordPress