“Ser” Líder é diferente de “Estar” Líder. “Ser”, trata da essência, “ser” é algo que não muda. “Estar” é algo passageiro, hoje eu “estou”, amanhã não “estou” mais. “Ser” é algo que definimos como perene, desenvolvemos como algo essencial e não muda e nem passa com o tempo. “Ser” não está ligado a “ter”, portanto ser líder não está ligado ou não está associado a ter o cargo de líder. Ser líder é uma escolha profunda. É quando definimos que queremos influenciar pessoas na direção de um determinado objetivo. É uma decisão que implica num comprometimento, parecido ao comprometimento em ser pai ou ser mãe.
Um líder é líder nas mais diversas situações. Pode ter maior ou menor facilidade, mas nunca se exime da responsabilidade que um dia assumiu para si mesmo. Diante disso, podemos nos questionar se a liderança é algo nato no ser humano, ou não. Na opinião de vários estudiosos, com as quais eu concordo, ninguém nasce líder, podemos desenvolver esse papel. Mas, para construir esse papel, é necessário que haja a consciência e a vontade de realizar uma missão pessoal, a missão de conduzir as pessoas para o outro patamar de desenvolvimento.
No meu ponto de vista, o significado de ser líder está intimamente ligado ao impacto no desenvolvimento da humanidade. Cada líder impacta não só os seus liderados diretos, mas as suas famílias, a sua comunidade e, muitas vezes, isso se estende a um país, a um continente e até mais.
Diante disso, ser líder exige de cada um de nós uma postura extremamente honesta, integra, empática, adaptável, flexível e amorosa. Construir o papel de líder significa desenvolver competências específicas. Significa, também, exercitar habildiades através da prática continua. Visão é uma das competências mais importantes, o que significa ter uma boa leitura do cenário, enxergar além, estar aberto a inovações, ser estratégico, pensar de uma forma complexa, trazendo o racional, o emocional e o instintivo na mesma sintonia.
Todo líder que tem visão privilegia a importância do foco. Sabe definir aonde quer chegar e como chegar lá, e sabe também, que só valerá a pena esse processo se tiver como base valores essenciais para o alcance dos objetivos. Um líder visionário sabe também que essa visão não é construída de forma isolada, mas precisa ser compartilhada com todos para que seja uma causa, algo pelo qual as pessoas se comprometam e vejam valor.
Pensamento complexo, pensamento estratégico, visão e foco, são os primeiros aspectos ou as primeiras competências que o líder deve possuir.
A capacidade de influenciar, de compartilhar ideias, de entusiasmar pessoas são as competências básicas que um líder deve possuir para conquistar o apoio e o comprometimento da sua equipe. Para isso, precisa saber tocar a emoção de cada um dos seus seguidores. Um líder só consegue comprometer sua equipe se acreditar na causa, se confiar no objetivo e se nele enxergar valor.
Além disso, para que o resultado se concretize, mais algumas competências se fazem necessárias: acompanhar, orientar, treinar e desenvolver sua equipe. Para tanto, cada elemento da equipe precisa ser visto como único e merecedor de feedbacks constantes. Esse é um caminho para que cada profissional chegue a outro patamar de desenvolvimento. Dessa forma, o líder precisa ser alguém capaz de tirar a equipe da zona de conforto, capaz de aguentar até algumas críticas da sua equipe, que por um intervalo de tempo, não consegue entender o movimento do seu próprio líder.
O líder precisa estar pronto para conversas difíceis, para ser assertivo e escutar sua equipe, negociando o que for necessário.
Percebemos, então, a multiplicidade das competências que o líder precisa desenvolver. Além de todas que foram ressaltadas, ética, lealdade, foco no cliente, foco no mercado, a capacidade de construir bons relacionamentos e orientação para aprendizagem com uma abertura para o novo, constituem algumas características básicas que o líder precisa desenvolver. É por isso, que ser líder está muito além do salário recebido por alguém que tenha apenas um cargo de liderança. Nenhum salário compensa a complexidade e a responsabilidade desse papel. Sendo assim, finalizo afirmando:
“ Ser líder se trata de uma missão. Você está preparado para isso?”
Profa. Dra. Fatima Motta