Para você que está curioso com relação ao objetivo dessa minha viagem para Londres, primeiro é importante entender o que me motiva. Então, ir alem do que já sei é um aspecto, mas, mais do que isso, aprofundar meus conhecimentos sobre Eneagrama e poder ensinar de uma forma ainda mais profunda é o que me move.
Como e por que o Eneagrama pode gerar essa motivação em mim e, talvez, para outra pessoa, o prazer da viagem, os locais a visitar e os sabores diferentes da cidade seriam os grandes motivadores?
Consigo entender isso através da tipologia do eneagrama das personalidades e é por isso que o Eneagrama me encanta tanto. Entendendo que cada pessoa tem sua própria motivação, paramos de julgar os outros e a querer que sejam como nós. Passamos a aceitar de uma forma mais profunda e verdadeira as diferenças individuais, entendendo e desenvolvendo um sentimento de compaixão pelos seres humanos.
Voltemos ao exemplo inicial. Eu sou um tipo de personalidade que se movimenta pelo desafio e pelo fazer. A outra pessoa do exemplo citado, movimenta-se pelo prazer e pela aventura. Nenhum dos dois tipos de personalidade está certo nem errado e podem ser complementares se se aceitarem mutuamente e se respeitarem, mas se ficarem presos às diferenças, talvez tenham problemas de relacionamento e incompatibilidade. Enquanto um quer estudar, o outro quer passear. Ambos teriam razões suficientes para manterem suas posições, porque enxergam o mundo de formas diferentes. Aprenderam a ser amados de formas diferentes.
Tenho certeza que você ja passou por isso com amigos, companheiros ou líderes. Mas, talvez, só tenha percebido as diferenças e não tenha conseguido entendê-las. O curso que vou dar sobre eneagrama, nos dias 18 e 19 de agosto, vai ser muito importante para você conhecer seus aspectos motivacionais, assim como entender o que motiva outras pessoas, a partir de aspectos essenciais.
Profa. Dra. Fátima Motta