Exercícios Práticos para Desenvolver o Autoconhecimento e Cuidar da Saúde Mental

A busca pelo autoconhecimento é uma jornada valiosa e contínua cada vez mais importante nesses tempos de alta tecnologia, onde a pressão pela performance, a necessidade em ser ágil e tomar decisões precisas nos afastam de quem realmente somos. Essa corrida desenfreada nos coloca frente a problemas que prejudicam nossa saúde mental. O autoconhecimento é a chave que nos permite compreender quem somos, nossos valores fundamentais e como podemos viver uma vida mais autêntica e significativa. Neste artigo, exploraremos exercícios práticos que o ajudarão a aprofundar sua compreensão de si mesmo.

 

 

  • Diário Reflexivo:

Mantenha um diário no qual você registre seus pensamentos, emoções e experiências diárias. Reflita sobre seus sucessos, desafios e como você reagiu a diferentes situações. Isso ajuda a identificar padrões comportamentais e emocionais e ainda auxilia a valorizar as pequenas grandes coisas da vida. Experimente baixar no seu smartphone ou comprar um caderno especial para esses registros. Esse exercício é muito importante e, inclusive, muito direcionado pelos terapeutas para facilitar o processo de autoconhecimento e autovalorização.

 

 

  • Carta para o Seu Eu Futuro:

Escreva uma carta para seu eu futuro, descrevendo seus objetivos, aspirações e quem você espera se tornar. Esse exercício ajuda a direcionar seu foco, conduzindo pensamentos e emoções para o caminho correto. Ajuda a trabalhar seu propósito. É como se pudesse dar um voo para o futuro e colocar seus recursos na direção correta. É importante revisitar a carta periodicamente para avaliar seu progresso e ajustar suas metas à medida que evolui. O propósito estabelecido gera calma e o direcionamento possibilita uma grande estabilidade emocional.

 

 

  • Avaliação de Valores:

Identifique e liste seus valores fundamentais. Reflita sobre o que é mais importante para você na vida. Este exercício ajuda a alinhar suas ações com seus valores, promovendo uma vida mais autêntica. Quando os valores são as bases estabelecidas, as tomadas de decisão são mais claras, diretas, precisas e as dúvidas desaparecem. Não há nada que seja de maior valia para a saúde mental, do que as certezas nas decisões tomadas. Os valores oferecem essa base sólida. Precisam ser escritos e visualizados sempre.

 

 

  • Mapa de Habilidades e Interesses:

Crie um mapa visual que destaque suas habilidades e interesses. Isso proporciona uma visão clara das áreas onde você se destaca e das atividades que despertam paixão, orientando suas escolhas pessoais e profissionais. Um mapa mental que eu oriento quem faz coaching comigo é o Ikigai. Esse mapa mostra que quando encontramos algo que concentra nossa paixão, nossas habilidades, nossa remuneração, com o que ajuda a humanidade, de alguma forma, estamos no fluxo que nos permite saúde e sucesso. Deixo aqui indicação do livro (bem pequeno), que orienta como preencher esse mapa. Lembrando, que este é apenas um exemplo. O importante é a reflexão e auto direcionamento para o que de fato tem valor. 

https://ikigaitest.com/?gclid=Cj0KCQiAwbitBhDIARIsABfFYIIV-vexRf3iUxG9pmUueh1Lky2aX5RuPbb5Mtu8gZGlJs_5Cv297aMaAt2rEALw_wcB

 

 

  • Roda da Vida:

Outro mapa importante para identificar as áreas da vida que estão precisando de um olhar mais cuidadoso é a Roda da Vida. Desenhe uma roda dividida em áreas importantes da sua vida, como carreira, relacionamentos, saúde e lazer. Avalie o quão satisfeito você está em cada área, marcando pontos na roda. Isso ajuda a identificar áreas que podem precisar de mais atenção e, a partir disso, há a possibilidade de direcionar sua atenção ao que necessita de maior cuidado e não dispersar ações em reclamações e descontentamentos que prejudicam a saúde mental.

 

 

  • Perguntas Poderosas:

Desafie-se com perguntas reflexivas, como “Quais são meus maiores medos?” ou “O que me traz verdadeira felicidade?”. Ou ainda, o que estou sentindo nesse momento? Faz sentido essa emoção, a partir do meu foco de vida, meus objetivos? É importante reconhecer com muita tranquilidade as emoções que sentimos, afinal, somos humanos e sentir faz parte da vida. No entanto, fazer a gestão emocional é o que permite que não haja perda de energia naquilo que não representa nenhum benefício. Responder honestamente a essas perguntas pode revelar aspectos profundos de sua personalidade e motivações.

 

 

  • Conheça sua Personalidade:

Particularmente eu acredito que o Eneagrama é a ferramenta (se é que deve ser descrita assim), porque no fundo é um grande mapa que nos oferece a possibilidade de um olhar profundo e um entendimento precioso sobre nossa máscara e os inúmeros “eus” que vivem dentro de nós. Além desse fantástico instrumento, encontramos vários outros, como testes de personalidade que podem ajudar enormemente a compreensão dos nossos hábitos instintivos, racionais e emocionais e do impacto que têm sobre nosso comportamento.

 

 

  • Esvazie sua mente:

Seja através da meditação mindfulness, ou qualquer outro para desenvolver a consciência plena do momento presente. A atenção plena ajuda a se conectar com seus pensamentos e emoções, promovendo uma compreensão mais profunda de si mesmo. Mas, acima de tudo, a auto-observação, o silêncio, o viver no aqui e no agora são a grande chave par o autoconhecimento e para manter uma incrível saúde mental.

 

 

  • Feedback 360 Graus:

Solicite feedback de amigos, familiares e colegas. Pergunte sobre suas forças, áreas de melhoria e como eles o veem. Esse feedback externo pode oferecer perspectivas valiosas que você pode não ter considerado. Nesse momento, use ao máximo sua intuição para reconhecer quais feedbacks são a ponte para um trabalho efetivo de desenvolvimento e crescimento interno. Sem culpa, sem pressão, trabalhando em você, como se estivesse tecendo fios de crescimento, com prazer e descontração, sem pressa, mas com precisão. E, ainda, valorizando cada força e ponto forte destacado. Saber quem somos através do olhar do outro, é um espelho que pode ser valioso e contribuir para trabalhos mais profundos.

 

 

  • Desconexão Digital:

Afaste-se das distrações digitais por um período e reflita sobre como você se sente. Isso ajuda a perceber quais atividades ou hábitos digitais podem estar impactando seu estado emocional e mental. A overdose do digital é tão desastrosa quanto qualquer droga ou hábito viciante. Ser saudável é ter o domínio da tecnologia e sempre lembrar que nem sempre é verdade aquilo que existe nos meios digitais. Assim como no cinema as cenas são fictícias, o mesmo acontece em muitos aplicativos que, se mal utilizados, tornam-se fonte de angústia e de pressão. Então, coloque tudo no seu devido lugar e tempo. Não se deixe contagiar por coisas que possam ser apenas grandes ilusões.

 

 

Ao incorporar esses exercícios práticos em sua vida cotidiana, você estará trilhando um caminho de autoconhecimento que o capacitará a tomar decisões alinhadas com sua verdadeira essência, colaborando para sua saúde mental. Lembre-se, o autoconhecimento é uma jornada contínua, e cada passo que você dá contribui para uma compreensão mais profunda de quem você é e do potencial que possui.

 

 

Às vezes essa jornada é mais prazerosa quando acompanhada por um profissional. Portanto, experimente, tente, busque tudo para que você conheça cada vez mais o potencial do corpo, da mente e das emoções. Para que? Para ser saudável, performar com prazer, decidir com certeza, liderar e, finalmente, “ser”.

 

 

Profa. Dra. Fátima Motta

 

 

Consciência Emocional é o maior desafio para os humanos seres que somos. É ela que nos diferencia dos animais e, pela dificuldade de construí-la, talvez seja o que gera maior problema nos relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais.

 

 

As palestras, programas e mentorias que desenvolvemos têm sempre como objetivo fornecer ferramentas, metodologias e caminhos, para que você possa lidar com suas emoções de forma a gerenciá-las, criando e mantendo relacionamentos saudáveis, bem como tomando decisões acertadas.

 

 

Venha conhecê-las!

Whatsapp https://wa.me/qr/H6SVHFHUH2LFL1 

234 Post Views
plugins premium WordPress